Alfabetização Científica na Educação Infantil: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13887957

Palabras clave:

Literacia Científica, Ensino de Ciências, Revisão Bibliográfica, Crianças

Resumen

A educação infantil (EI) é a primeira etapa do ensino básico, sendo esta, privilegiada no desenvolvimento das potencialidades das crianças por ser a fase de maior número de descobertas.  Desta forma, é necessário que o Ensino de Ciências seja trabalhado com conteúdos relacionados ao mundo científico de maneira atrativa e próxima da realidade das crianças, visando a construção do conhecimento voltado para a alfabetização científica (AC).  Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar artigos que discutem a construção do conhecimento científico na EI com foco no desenvolvimento da AC. A investigação analisou as características e contribuições da AC para a Educação em Ciências, na XII, XIII, XIV edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), respectivamente, nos anos de 2019, 2021 e 2023. A metodologia utilizada está embasada pesquisa bibliográfica, que localizou oito trabalhos envolvendo a temática. A análise de cada artigo considerou as concepções de AC, as propostas de promoção e as contribuições para a Educação em Ciências na EI. Os principais resultados indicam que a construção do conhecimento científico na EI é uma área ainda incipiente nos anais do ENPEC/2019, 2021 e 2023, contudo, os trabalhos que tratam do tema trazem contribuições significativas, indicando o potencial que a matéria agrega ao ensino de ciências e criando possibilidades para criança atuar como sujeito do processo de aprendizagem científica.

Biografía del autor/a

Elisa Regina Avrella, Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Brasil

Graduação em Ciências Plenas Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) (2023). Atualmente é Professora de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis. 

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez e Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, Santo Ângelo). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC (Mestrado). 

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Avrella, E. R., & do Espírito Santo Hermel, E. . (2024). Alfabetização Científica na Educação Infantil: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(1), 35–45. https://doi.org/10.5281/zenodo.13887957