Problemas Socioambientais das Barragens da Huíla e seu impacto na educação ambiental: Uma Revisão Bibliográfica entre 2008-2023
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439399Palavras-chave:
Efeitos socioambientais, hidrelétricas, comunidades, educação ambientalResumo
Na Huíla, a construção de barragens gerou conflitos sociais e ambientais significativos, incluindo a perda de habitats naturais, padrões de fluxo de água e diminuição da qualidade da água. Portanto, a educação ambiental busca gerar consciência, participação e cultura ambiental sobre os efeitos deste tipo de megaprojetos. Portanto, o objetivo é documentar através de uma revisão bibliográfica, entre os anos de 2008 e 2023, as obras que envolvem os efeitos sociais e ambientais negativos das barragens no departamento da Huíla para conscientizar, gerar conhecimentos, atitudes, habilidades, capacidades. avaliação e participação na sociedade principalmente na Huíla. Foram encontrados problemas nos níveis social, ambiental e de educação ambiental. Por fim, conclui-se que a construção de centrais hidroelétricas na Huíla tem tido impactos significativos tanto no ambiente como nas comunidades locais, portanto, a necessidade de implementar a educação ambiental é vista como uma alternativa fundamental para alcançar uma sociedade consciente, com atitudes, críticas. pensamento e participação social para evitar danos socioambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Johan Sebastián Gutiérrez, Johan Camilo Santofimio Perdomo, Diego Tique Páez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.