Fortalecimento da expressão oral em alunos do oitavo ano do I.E Ricardo Borrero Álvarez, mediado por uma proposta didática baseada em oficinas de leitura em voz alta
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10442728Palavras-chave:
Sequência didática, Leitura, Expressão oral, Níveis de compreensão, OficinasResumo
O processo de pesquisa relacionado ao fortalecimento da expressão oral no âmbito da prática pedagógica profissional no ensino médio foi realizado com alunos da oitava série da Instituição Educacional Ricardo Borrero Álvarez da cidade de Neiva, Huila - Colômbia. A investigação enquadra-se no quadro metodológico do PAR, reconhecendo a importância do fortalecimento das competências de comunicação na aprendizagem para a vida, metodologia de conhecimento reflexivo e transformador, através de um processo de debate, reflexão e construção coletiva de conhecimento para alcançar a transformação social. Nesse sentido foram realizadas 4 etapas; inicialmente, na etapa de diagnóstico, foram identificadas as fragilidades dos alunos para o ótimo desenvolvimento de sua expressão oral e foi desenhada uma proposta didática mediada por oficinas de leitura em voz alta e com base nessas fragilidades e, por fim, avaliou-se o impacto tanto da proposta de intervenção pedagógica e a melhoria da comunicação oral e física. No processo de avaliação final encontramos aspectos como gestos, postura corporal, olhar, gestão do espaço e tom de voz. Foi realizada uma avaliação na qual analisamos o progresso na expressão oral dos alunos no início da intervenção pedagógica e após ela. Oficinas relacionadas à leitura em voz alta e expressão corporal são importantes ferramentas pedagógicas para fortalecê-la; uma conquista importante é o enriquecimento das habilidades de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristian Camilo Apache Calderón
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.