Concepções de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o Ensino de Astronomia

Autores

  • Edvan Gomes da Silva Bandeira Universidade Estadual de Maringá, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5959-6644
  • Jan Carlos Berto dos Santos Universidade Estadual de Maringá, Brasil
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1116-0777
  • Jaime da Costa Cedran Universidade Estadual de Maringá, Brasil
  • Mariana Moran Universidade Estadual de Maringá, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14590569

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Ciências, Conhecimentos astronômicos

Resumo

O presente artigo de natureza qualitativa, apresenta uma pesquisa de caráter exploratório desenvolvida com um grupo de professores atuantes na disciplina de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de um colégio da rede básica de ensino privado do noroeste do Paraná-Brasil. A partir da aplicação de um questionário digital, objetivamos analisar, concepções de professores sobre o ensino de Astronomia, norteados pela seguinte questão: como professores- pedagogos atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvem o conteúdo de Astronomia nas salas de aula? Com base nos dados, constatamos de forma interpretativa, que os professores participantes da pesquisa não possuem formação inicial com habilidades específicas para atuação no ensino de Astronomia; reconhecem suas carências formativas e utilizam como fontes de recursos para a ministração das aulas: sites de pesquisas virtuais e o livro didático. Com a pesquisa, evidenciamos a importância de novos estudos com essa abordagem e a necessidade de oferta de cursos de formação continuada, com o intuito de suprir possíveis carências formativas que influenciam nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Edvan Gomes da Silva Bandeira, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Maestría en curso en Bioestadística. Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Jan Carlos Berto dos Santos, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

Jaime da Costa Cedran, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Possui graduação em Química (Bacharelado (2004) e Licenciatura (2006)) pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado pelo Programa de Pós graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na mesma instituição (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde coordena o PIBID-Química, atuando na área de Ensino de Química.

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Possui graduação em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá e compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG. Atualmente é Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM/PR).

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Gomes da Silva Bandeira, E., Berto dos Santos , J. C., de Oliveira Magalhães Júnior, C. A., da Costa Cedran, J., & Moran, M. (2024). Concepções de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o Ensino de Astronomia. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(02), 26–38. https://doi.org/10.5281/zenodo.14590569