Marcas permeadas na atuação docente: dificuldades vivenciadas na inserção profissional

Autores/as

  • Vanesa de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo – RS, Brasil https://orcid.org/0009-0006-9143-506X
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10442231

Palabras clave:

Educação Científica, Treinamento de professor, Integração profissional, Desafios e dificuldades no início da carreira

Resumen

Olhar para o início da docência em Ciências Naturais é um compromisso em encontrar caminhos possíveis que fortaleçam a constituição profissional. Para isso, buscamos analisar o que é mostrado nas publicações brasileiras sobre as preocupações e desafios no início da carreira do professor de Ciências Naturais e suas Tecnologias. Os dados empíricos foram coletados no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sem recorte temporal. Para fazer as seleções foram criados seis descritores que permitiram encontrar oitocentos e trinta e cinco trabalhos, foram selecionados dezesseis escritos próximos ao assunto na área de Ciências Naturais, porém, quatorze foram analisados devido à impossibilidade de digitalização digital. acesso aos arquivos. O material foi analisado por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as dificuldades são pessoais, sociais e estruturais. As dificuldades permeadas na área específica das Ciências centram-se na função da profissão, em questões estruturais e singulares. Compreendemos a importância do ensino de qualidade, da formação inicial e contínua, da vivência entre pares, da partilha de experiências, do acolhimento e apoio aos profissionais no momento da inserção profissional.

Biografía del autor/a

Vanesa de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo – RS, Brasil

Formação no Curso Normal (2014) pelo Instituto Visconde de Cairu, graduação em Psicologia (2019) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, formação em Tanatologia (2019) pela Rede Nacional de Tanatologia, pós-graduada (2022) em Psicologia da Educação pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão, pós-graduada (2022) em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Focus, em formação (2022) ao Curso Superior de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha em Santa Rosa/RS e mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC) na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo - RS. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo – RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente permanente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM e Coordenadora Adunta da Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cerro Largo, RS (CAPPG-CL/UFFS).

Descargas

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

de Souza, V., & Gonçalves dos Santos, E. . (2023). Marcas permeadas na atuação docente: dificuldades vivenciadas na inserção profissional. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 2(02), 239–256. https://doi.org/10.5281/zenodo.10442231