Processos de formação inicial de professores de Ciências por investigação

Autores/as

  • Joana Ferronato Fagundes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil

Palabras clave:

Investigação-Formação–Ação, Relatos de Experiência, Reflexão, Formação

Resumen

Um ambiente formativo que inclua a Pesquisa-Formação-Ação em Ciências (IFAC) permite a construção da reflexão crítica com desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento das práticas. O grupo de formação do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil, permite a integração entre bolsistas dos cursos de Bacharelado. O nosso objetivo é analisar os processos que ocorrem durante a formação dos futuros professores através da investigação dos Relatos de Experiência (IE) deste grupo, procurando responder ao seguinte problema: como se manifestam/desenvolvem e quais as implicações dos processos de investigação sobre o desempenho em Ciências na formação inicial de professores? Para isso, 23 ER foram submetidos à análise de conteúdo e as categorias analisadas foram: Concepção de Ensino (Técnica, Prática e Crítica); Níveis de Reflexão (Descritivo, Explicativo-Analítico e Avaliativo-Reflexivo) e Tipos de Relato (Técnico, Narrativo e Formativo). A pesquisa apresenta os processos que constituem o professor de ciências por meio do IFAC e suas transformações durante o processo de desenvolvimento e constituição do ensino, para que possamos afirmar que a escrita reflexiva em Diários de Formação com a sistematização no RE configura-se em um mecanismo propulsor na transformação de práticas e formação de professores em ciências.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8128649

Biografía del autor/a

Joana Ferronato Fagundes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID (PIBIB/CAPES) de 2020 a 2021. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Ciências - MEC/FNDE) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM, vinculada à UFFS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM.

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Ferronato Fagundes, J., & da Costa Güllich, R. I. (2023). Processos de formação inicial de professores de Ciências por investigação. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 2(1), 141–160. Recuperado a partir de https://revistaladecin.com/index.php/LadECiN/article/view/91