Casos e Mini-Casos como representativos de Questões Sociocioambientais em um viés crítico no ensino de física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13888140

Palabras clave:

Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Questões Socioambientais, Ensino de Física, Educação Crítica

Resumen

No ensino de Física verifica-se um distanciamento ou desligamento dos fenômenos e situações presentes no universo dos estudantes. Prioriza-se o formalismo matemático descontextualizado em detrimento dos fenômenos, e a memorização mecânica dos conhecimentos científicos. Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) o conhecimento é construído mediante o enfrentamento de situações reais, pertinentes a domínios de conhecimento complexo e pouco-estruturado, a fim de potencializar a resolução de problemas e tomada de decisões. A TFC centra-se no estudo de casos com ampla variação conceitual e característicos de muitos contextos. As Questões Sócio-científicas (QSC) são problemas ou situações controversas e complexas da sociedade, que podem ser transpostas para a educação científica, sendo os conhecimentos científicos fundamentais para a compreensão e solução. No presente trabalho apresentamos reflexões e discussões sobre possíveis contribuições dos casos e mini-casos em configurar-se como representativos de QSC relacionadas a temas ambientais no ensino de Física pela perspectiva crítica de educação. O presente estudo configura-se como um ensaio teórico construido a partir do levantamento da literatura relevante e análise desses referenciais teóricos. Por meio da análise dos referenciais teóricos verificamos que casos e mini-casos de questões socioambientais no ensino de Física podem contribuir para a promoção da tomada de consciência e decisões com autonomia, criticidade e flexibilidade.  

Biografía del autor/a

Graciely Rocha Braga, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Doutoranda em Ensino pela RENOEN/UESB, com ênfase em Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino pelo PPGen/ UESB, com ênfase no Ensino de Ciências Experimentais, Naturais e Matemática. Licenciada em Física pela UESB. Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire.

Gabriele Marisco da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Pós-doutorado em Educação (UFBA), versando sobre a Didática sensível e Educação em Saúde Única. Doutora em Biotecnologia/RENORBIO. Mestre em Genética e Biologia molecular pela UESC. Licenciada em Ciências Biológicas/Unicruz. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB).

Descargas

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Rocha Braga, G., & Gabriele Marisco da Silva, G. (2024). Casos e Mini-Casos como representativos de Questões Sociocioambientais em um viés crítico no ensino de física. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(1), 109–118. https://doi.org/10.5281/zenodo.13888140