Percepções de alunos do Ensino Médio sobre gravidez na adolescência e suas consequências

Autores

  • Ângela Coletto Morales Escolano UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0002-0640-9144
  • Larissa de Oliveira Rezende UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13357582

Palavras-chave:

Adolescentes, Ensino Médio, Gravidez Precoce, Sexualidade

Resumo

A gravidez precoce é uma das ocorrências preocupantes relacionadas à sexualidade na adolescência, que implica em diversas consequências para a vida dos jovens. O presente trabalho analisou a percepção dos adolescentes acerca da gravidez na adolescência, observando por meio de narrativas, a expressão de seus sentimentos, onde os alunos exploram em uma ficção o que perpassa suas vivencias e inferem suas perspectivas em relação ao tema. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Verificou-se que os adolescentes, conseguem expressar diversos sentimentos, entre a culpa, aceitação do namorado e/ou dos pais, e o medo da rejeição e do abandono. Observou-se ainda que existe uma dicotomia dos papéis de gênero, onde foi verificado um preconceito em relação as meninas ficarem grávidas. A maioria das narrativas apresentam um final satisfatório, o que nos passa a impressão de que os adolescentes enxergam com naturalidade a gravidez nesta etapa de vida, entretanto cabe destacar que esta é uma situação que precisa ser revista, apoiando iniciativas de sensibilização dentro das escolas com a finalidade de valorizar o jovem e incentivar a diferentes projetos de vida.

Biografia do Autor

Ângela Coletto Morales Escolano, UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Psicóloga. Doutora em Psicologia (Desenvolvimento e Desempenho Escolar), pela USP. Docente da UNESP – Campus de Ilha Solteira, atuando principalmente no curso de Graduação em Licenciatura e Ciências Biológicas.  

Larissa de Oliveira Rezende, UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela UNESP – Campus de Ilha Solteira. Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Paulo Souza. Licencianda em Pedagogia.

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Coletto Morales Escolano, A., & de Oliveira Rezende, L. (2024). Percepções de alunos do Ensino Médio sobre gravidez na adolescência e suas consequências. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(Especial), 8–20. https://doi.org/10.5281/zenodo.13357582