O biograma como estratégia de aprendizagem interdisciplinar pós-covid em ciências naturais, matemática e linguagem. Experiência da Escola Normal de Anserma

Autores

  • César Augusto Duque Vallejo Docente Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona
  • Gloria Matilde Ospina Hernández Docente Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona

Palavras-chave:

Integração Escolar, Aprendizagem, Ciências Naturais, Geometria, Arte, Educação a Distância

Resumo

Diante da crise educacional na era pós-pandemia, são essenciais inovações escolares que promovam habilidades e aprendizagens multidisciplinares que permitam a transição da educação a distância para a presencial. Nesse sentido, utiliza-se como estratégia a construção colaborativa de uma BIO, para demonstrar os processos formativos alcançados pelos alunos nas áreas de ciências naturais, matemática, linguagem e arte. Nesse sentido, um trabalho cooperativo é concebido a partir de nuances transdisciplinares que entrelaçam cenários, noções e procedimentos de áreas como biologia, física, educação física, linguagem, arte, geometria analítica, estatística e automação de escritório com o próprio contexto do aluno que, por sua vez, potencializa as competências e habilidades individuais e o trabalho em equipe. A metodologia investigativa refere-se à sistematização de experiências significativas, pois foca a atenção no desenvolvimento conceitual, procedimental e emocional que os alunos demonstram por meio da construção e socialização da BIO de forma grupal. Os métodos de recolha de dados decorrem da observação do trabalho realizado e do estudo dos produtos dos participantes. As técnicas de análise baseiam-se na observação de cenários que permitem demonstrar a transformação interativa em sala de aula, em cujo resultado se verifica a mudança nas relações presentes entre conhecimento, professor, aluno e sala de aula. As conclusões refletem a motivação gerada nos alunos, a fácil transição do ensino a distância para o presencial que o BIO permite, o aprendizado profundo em diferentes ciências e a transformação dos espaços institucionais que fomentam esse tipo de prática.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8128621

Biografia do Autor

César Augusto Duque Vallejo, Docente Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona

Docente, Magíster en Didáctica de la Matemática por la Universidad de Caldas. Docente de Matemáticas pensamiento lógico e investigación en la Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona - Grupo de investigación Maestro, cultura y realidad. 

Gloria Matilde Ospina Hernández, Docente Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona

Docente, Licenciada en Biología y Química por la Universidad de Caldas. Docente de Física y Química en la Escuela Normal Superior Rebeca Sierra Cardona.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Duque Vallejo, C. A., & Ospina Hernández, G. M. . (2023). O biograma como estratégia de aprendizagem interdisciplinar pós-covid em ciências naturais, matemática e linguagem. Experiência da Escola Normal de Anserma. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 2(1), 215–242. Recuperado de https://revistaladecin.com/index.php/LadECiN/article/view/64

Edição

Seção

Artículos de Investigación