MARCAS DE SEXUALIDADE: a aplicabilidade da didática sensível em aulas de biologia para integração de aspectos cognitivos e límbicos

Autores/as

  • Shirley Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8301-8673

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13357718

Palabras clave:

Bullying, Violência sexual, Relatos de caso, Ensino de biologia

Resumen

Compreender a própria sexualidade é uma tarefa muito difícil, o que dirá compreender e se fazer entender a sexualidade do outro. Nesse contexto levantamos a seguinte questão: Como a didática sensível pode contribuir na elaboração de aulas de biologia com temas em sexualidade? Definiu-se como objetivo compreender a aplicação da didática sensível para abordar e debater o tema sexualidade de forma menos complexa na sala de aula. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa-descritiva, por meio de uma intervenção didática com 36 estudantes da 3a série do ensino médio da educação básica do município de Vitória da Conquista – Bahia (Brasil). Empregou-se uma roda de leitura, abordando relatos de casos reais de crimes sexuais juvenis. Os dados expressões de opiniões dos alunos foram submetidos à análise de conteúdo descrita por Laurence Bardin, destacando as categorias: (1) Incompreensão social e por pares; (2) Patriarcado e heteronormatividade; e (3) Papel familiar. Identificou-se que a didática sensível atua como um catalisador das emoções, fazendo uso de imaginação, curiosidade, motivação, e sentimentos como o sentir, o pensar e o agir, tornando a experiência intrínseca e contribuindo com o aprendizado, integrado com aspectos cognitivos e límbicos que categorizam o indivíduo como cérebro, corpo e emoções.

Biografía del autor/a

Shirley Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Mestra em Ensino de ciências e matemática pela  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Campus Vitória da Conquista - Bahia. Especialista em Neuroeducação e sexualidade. Professora da Educação Básica.

Gabriele Marisco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CNPq). Pós-doutorado em Educação - UFBA e Doutorado em Biotecnologia De Recursos Naturais/Renorbio. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Campus Vitória da Conquista- Bahia. Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEn (UESB). Orientadora de Doutorado da Rede do Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias Ativas para o ensino de ciências e saúde.

Publicado

2024-08-23

Cómo citar

Nascimento, S., & Marisco, G. (2024). MARCAS DE SEXUALIDADE: a aplicabilidade da didática sensível em aulas de biologia para integração de aspectos cognitivos e límbicos. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(Especial), 55–70. https://doi.org/10.5281/zenodo.13357718