Saúde Única e a formação de professores para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Autores/as

  • Ana Paula Steffens Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahía, Brasil
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahía, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8301-8673

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10440426

Palabras clave:

Educação para a saúde, Saúde única, Animais venenosos, Acidentes com animais peçonhentos, Treinamento de professor

Resumen

Os acidentes envolvendo animais peçonhentos são um problema muitas vezes negligenciado nas políticas de saúde. Os acidentes com escorpiões têm ganhado destaque no cenário brasileiro devido ao aumento progressivo de casos e à importância clínica decorrente da alta toxicidade do veneno desses animais. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre as perspectivas da formação de professores em educação em saúde na prevenção de acidentes com animais peçonhentos, baseada na lógica do One Health. Está sendo desenvolvido um curso de formação com professores de Ciências do Ensino Fundamental do município de Vitória da Conquista (Bahia – Brasil), que aborda os principais animais peçonhentos da realidade local-regional e medidas de prevenção desses acidentes, por meio de metodologias criativas e sensíveis. Considerando as ações no âmbito da Saúde Única, há a perspectiva de promover atividades nas comunidades escolares que abordem também a preservação do meio ambiente e a proteção dos animais que são predadores naturais de animais peçonhentos, como espécies regionais de gambás, bem como corujas, anfíbios e lagartos. Os resultados esperados são a ampliação do repertório dos professores sobre o tema, a capacitação das comunidades escolares sobre animais peçonhentos, a preservação do meio ambiente e a prevenção de acidentes.

Biografía del autor/a

Ana Paula Steffens, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahía, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (2003) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunta ii da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde do Adulto, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes com animais peçonhentos, metodologias alternativas, reanimação cardiorrespiratória, emergência, gerenciamento de resíduos sólidos, saúde individual, coletiva e ambiental e resíduos sólidos de serviços de saúde.

Gabriele Marisco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahía, Brasil

Pós-doutorado em Educação (UFBA) versando sobre a Didática sensível e Educação em Saúde Única, doutora em Biotecnologia/RENORBIO (2010-2015), mestre em Genética e Biologia molecular/UESC (2007-2009) e Licenciada em Ciências Biológicas/Unicruz (2001-2005). Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 2010, atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Medicina e orientadora do PPGEn (Mestrado em Ensino -UESB) e RENOEN (Doutorado -Rede do Nordeste em Ensino) com ênfase em Divulgação da ciência e da educação em Saúde. Desenvolve pesquisa básicas sobre estudos etnobotânicos, atividade microbiológica, citotóxica e fitoquímica de produtos naturais associadas à divulgação científica.

Descargas

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Steffens, A. P., & Marisco, G. (2023). Saúde Única e a formação de professores para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 2(02), 223–238. https://doi.org/10.5281/zenodo.10440426