Manejo e Uso de Espécies Alimentares de Importância Cultural para Estudantes de uma Instituição Educativa Rural do Município de Garzón (Huila-Colômbia)
Palavras-chave:
Agricultura, educação rural, Espécies alimentares, etnobotânica, Importância culturalResumo
O presente estudo parte dos processos etnobotânicos e tradições camponesas dos alunos da aldeia de La Cañada (Garzón, Huila), reconhecendo as espécies para uso alimentar e suas práticas de manejo. Para isso, foram levadas em consideração as experiências vividas de cada aluno, partindo do diálogo e das imaginações de como eles entendem, percebem e como a partir de casa contribuem para a construção da soberania alimentar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e passeios onde foram coletadas informações sobre espécies alimentares de importância cultural, e sobre o desejo de continuar ou não com o legado camponês. Os alunos identificaram 30 plantas alimentícias, cujos usos estão associados à preparação de alimentos, venda e alimentação de gado. Além disso, foi evidenciado que os alunos possuem conhecimento sobre o uso e manejo das espécies vegetais que são cultivadas em suas residências, e os aspectos negativos do uso de agrotóxicos, citando os danos ao território e a saúde dos agricultores. Por fim, este tipo de estudo destaca a importância da participação infantil para definir o território a partir de outras perspectivas, e que, com ela, se possa gerar uma aproximação ao cuidado e valorização do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Andrea Calderón Vargas, Carlos Alberto Home Gutiérrez, Juan Sebastián Perdomo Gutiérrez, Jeison Herley Rosero-Toro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.