Estratégias Investigativas no Ensino de Ciências: análise em produções brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13888054

Palabras clave:

Ensino Investigativo, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumen

O trabalho tem por objetivo estratégias investigativas no ensino de Ciências presentes em pesquisas brasileiras, deodo ampliar a compreensão do fazer pedagógico do professor de Ciências por meio das estratégias utilizadas para o ensino e a formação (inicial e contínua).  A pesquisa é qualitativa do tipo revisão bibliográfica, compreendida como estado do conhecimento referente a temática em questão “ensino investigativo em Ciências”, seguindo a análise de conteúdo (AC), na qual analisamos 21 teses e dissertações selecionadas a partir da Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Nos trabalhos analisados as estratégias investigativas que emergiram nas teses e dissertações analisadas foram: Investigação-Ação (IA) (21:21), Ensino Investigativo (EI) (11:21), Diário de Formação (DF) (7:21), Educar pela Pesquisa (EP) (5:21), Investigação-Formação-Ação (IFA) (4:21), Sequência Didática (SD) (2:21), Mapa Conceitual (MC) (2:21), Oficinais Pedagógicas (OP) (2:21), Resolução de Problemas (RP) (2:21), Experimentação Investigativa (ExI) (1:21) além dos Registros Fotográficos e Audiovisuais, Fóruns de Discussão, as Questões Sociocientíficas, as Cartas e Entrevistas Pedagógicas (1:21 [cada]) sendo nítida a diversidade de estratégias investigativas. Os resultados encontrados mostram que o ensino e a formação de professores de Ciências vêm trilhando um ensino e fazer pedagógico reflexivo, crítico e investigador.

Biografía del autor/a

Jiulia Carla Marin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

Descargas

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Marin, J. C., & da Costa Güllich, R. I. (2024). Estratégias Investigativas no Ensino de Ciências: análise em produções brasileiras. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 3(1), 119–128. https://doi.org/10.5281/zenodo.13888054