O TPL com foco em Química Verde, como estratégias de ensino em reações químicas inorgânicas em microescala

Autores

  • Andrés David Cárdenas Chica Universidad Pedagógica Nacional, Colombia
  • Idanis Perdomo Andrade Universidad Pedagógica Nacional, Colombia
  • Royman Pérez Miranda Universidad Pedagógica Nacional, Colombia
  • Ricardo Andrés Franco Moreno Universidad Pedagógica Nacional, Colombia

Palavras-chave:

Pesquisa em Sala de Aula, Trabalhos Práticos de Laboratório, Química Verde

Resumo

Apresentam-se os resultados preliminares do questionário inicial de um projeto de pesquisa educacional, no qual está sendo realizada sua devida aplicação com alunos do décimo ano de uma Instituição Educativa de Madri-Cundinamarca. Este trabalho tem como foco a avaliação verde do Trabalho de Laboratório Prático-TPL, que visa obter informações sobre o conceito de reação química e como os processos industriais influenciam na contaminação ambiental. É assim que a abordagem da Química Verde vem funcionando desde o início da década de 1960 por Anastas e Warner, e atualmente a humanidade vive uma situação preocupante com a deterioração ambiental, devido à indústria e outros fatores, que fazem com que seja necessário refletir sobre ações pró-ambientais práticas em disciplinas de ciências. No entanto, é comum encontrar atitudes de desinteresse nos alunos por questões ou problemas de química nas ciências naturais, é assim que nasce o interesse em realizar esta iniciativa de pesquisa, proporcionando uma sequência didática na qual uma série de trabalhos será realizada práticas de microescala que implementam alguns princípios da química verde na comunidade educativa, reconhecendo o impacto que este tipo de implementação tem na sala de aula e no contexto atual. O desenvolvimento desta pesquisa promove a aprendizagem como mudança conceitual, metodológica e atitudinal; Além disso, dentro de sua abordagem metodológica, enquadra-se na pesquisa qualitativa. Dessa forma, espera-se poder identificar as concepções sobre reação química e desenvolver uma estratégia didática para avaliar as contribuições do TPL na química verde. Alguns dos resultados encontrados mostram como os alunos confundem o conceito de reação química com mistura e desconhecem como as práticas realizadas em laboratório podem estar relacionadas a fenômenos do cotidiano.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8128216

Biografia do Autor

Andrés David Cárdenas Chica, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia

Licenciado en Ciencias Naturales: Física, Química y Biología por la Universidad Surcolombiana. Maestrante en Docencia de la Química por la Universidad Pedagógica Nacional. Profesor de Aula. Integrante del Semillero de Investigación ENCINA de la Universidad Surcolombiana y del Semillero de Investigación EduQversa de la Universidad Pedagógica Nacional. 

Idanis Perdomo Andrade, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia

Licenciada en Ciencias Naturales: Física, Química y Biología por la Universidad Surcolombiana. Maestrante en Docencia de la Química por la Universidad Pedagógica Nacional. Profesora de Aula. Integrante del Semillero de Investigación ENCINA de la Universidad Surcolombiana y del Semillero de Investogación EduQversa de la Universidad Pedagógica Nacional. 

Royman Pérez Miranda, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia

Licenciado en Biología y Química por la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Magister en Docencia de la Química por la Universidad Pedagógica Nacional. Profesor Asociado, adscrito al Departamento de Química de la Universidad Pedagógica Nacional. Investigador MINCIENCIAS y Profesor Emérito de la Universidad Pedagógica Nacional. Integrante grupo de investigación IREC.

Ricardo Andrés Franco Moreno, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia

Licenciado en Química y Magíster en Docencia de la Química por la Universidad Pedagógica Nacional, Colombia. Candidato a Dr. en Ciencias de la Educación por la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Investigador Asociado MINCIENCIAS. Coordinador del Semillero Cub de Investigación sobre Educación en Química Verde, Energías Alternativas y Sustentabilidad Ambiental - EduQVersa.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Cárdenas Chica, A. D., Perdomo Andrade, I., Pérez Miranda, R., & Franco Moreno, R. A. (2023). O TPL com foco em Química Verde, como estratégias de ensino em reações químicas inorgânicas em microescala. Revista Latinoamericana De Educación Científica, Crítica Y Emancipadora, 2(1), 175–190. Recuperado de https://revistaladecin.com/index.php/LadECiN/article/view/107

Edição

Seção

Artículos de Investigación