v. 3 n. Especial (2024): Volumen 3 - Número Especial de 2024 - Revista LadECiN

					Visualizar v. 3 n. Especial (2024): Volumen 3 - Número Especial de 2024 - Revista LadECiN

Apresentamos à comunidade latino-americana o Número Especial do Volume 3 do ano 2024 da nossa Revista Latino-Americana de Educação Científica, Crítica e Emancipatória – LadECiN. Assim, é com muita felicidade que apresentamos o Dossiê Temático “Educação e Formação Afetivo-Sexual de Professores de Ciências Naturais”, organizado pela Professora Doutora Johanna Camacho González, da Universidade do Chile, e pelo Professor Doutor Yonier Alexander Orozco Marin, da Universidade Federal do Chile. Norte do Tocantins, Brasil. Da Rede Latino-Americana de Educação em Ciências Naturais – REDLAECIN convidamos você a conhecer as vozes, experiências e processos investigativos de professores de nossa diversificada, sensível, afetiva e transformadora América Latina.

Apresentamos dez (10) Artigos de Pesquisa que abordam questões em torno da sexualidade e afetividade na sala de aula de ciências naturais, vinculando conceitos como pornografia, consentimento, microbioma vaginal, colonialismo científico e educação com uma abordagem STEAM a partir das práticas de sala de aula com perspectiva de gênero. Na seção Experiências, Inovações e Narrativas encontramos seis (6) textos que se aprofundam nas ações e práticas dos professores sobre o ensino da sexualidade, nutrição emocional, histórias de vida e narrativas de professores e experiências docentes em contextos interculturais. Por fim, encontramos um (1) texto na seção Debates e Reflexões em Sala de Aula que apresenta a Pedagogia Fleta e suas contribuições para a formação inicial de professores de biologia em uma história do Chile.

Que as vozes e experiências de professores de ciências naturais no Brasil, Chile, Argentina e Colômbia apresentadas no Número Especial contribuem para a formação em pesquisa em educação em ciências naturais na América Latina e sua conexão com a sensibilidade do corpo, a afetividade, o o gozo da sexualidade e a ruptura de paradigmas rumo a perspectivas críticas e menos coloniais.

Boas leituras e reflexões que nos permitem transformar nossas realidades.

Publicado: 2024-09-08

Editorial

Artículos de Investigación